A Associação Patris – Casa do Pai foi idealizada há muitos anos pelo Padre Humberto Jongen.

O Padre Humberto Jongen, holandês, era da Congregação Religiosa dos Monfortinos e chegou ao município de Caieiras em 1979, estabelecendo sua residência no Portal das Laranjeiras. Neste mesmo ano ele conheceu o bairro de Vila Rosina, onde com autorização da Diocese de Bragança Paulista, construiu o primeiro Santuário da Virgem dos Pobres.

Observando a carência da população e comunidade local, sentiu um chamado a realizar e concretizar um trabalho social, não só amparando as famílias com assistencialismo, mas sim com uma ação que pudesse resultar em um verdadeiro impacto social, ou seja, uma verdadeira mudança na vida e futuro desses usuários desejou criar um espaço onde oferecesse cuidados, atenção, formação pessoal, profissional e cultural e acima de tudo, respeito ao próximo.

Antes que esse sonho se realizasse, Padre Humberto trabalhou por duas décadas em várias comunidades, sempre se preocupando, não só com a evangelização, mas também com a condição social de crianças e adolescentes, adolescentes e de suas famílias.

Toda essa experiência e pensando no futuro das crianças e adolescentes e adolescentes de Vila Rosina e adjacências, conseguiu concretizar o seu grande sonho: a construção de um local para que crianças e adolescentes e adolescentes pudessem ter um convívio e um aprendizado em período extraescolar, evitando assim que os mesmos ficassem expostos a vulnerabilidades de riscos sociais.

Sendo assim, no dia15 de Março de 2004 foi fundada a Associação Patris Casa do Pai.

Esse nome foi escolhido para que cada atendido que ao entrar nessa Associação sinta um ambiente acolhedor, inspirador de convivência, de cuidados e principalmente de transformação.

Nesse sentido, a Associação Patris – Casa do Pai vem trabalhando desde sua fundação, para manter vivo os ideais e convicções de seu fundador, concretizando e possibilitando através de cada projeto, de cada oficina uma transformação pessoal, espiritual e social.

Portanto, essa entidade social tem como público alvo, de suas atividades, famílias em situação de vulnerabilidade social, em específico ações diretas às crianças e adolescentes e adolescentes destas famílias. As atividades correspondem a oferta de serviços de proteção e atendimento integral básico à família (conforme tipificação da Assistência Social).