História de Vida

Pe Jan Hubert Jongen nasceu no dia 22 de fevereiro de 1907 na cidade de Schaesberg – Holanda, fez os primeiros votos como religioso monfortino no dia 08 de setembro de 1927 e ordenado padre no dia 10 de junho de 1933.

Padre Humberto foi um grande escritor e poeta e por muitos anos foi diretor de uma revista mariana-monfortina na Áustria. Além de escrever sobre a vida de São Luís Maria de Montfort, escreveu também sobre as aparições de Fátima e publicou uma nova biografia da Ir. Lúcia, uma das videntes da Cova de Iría, em dois volumes.

Pe. Humberto fez inúmeras viagens pelo mundo e durante 20 anos esteve entre a Áustria, Alemanha, Bélgica, França, Suíça e Itália e chegando ao Brasil pela primeira vez em 1969, no Jardim Rincão, em Perus, cidade de São Paulo, num impulso missionário aqui ficou.

Foi vigário no Jardim Rincão (periferia de São Paulo) e no bairro de Laranjeiras, município de Caieiras, mas foi no bairro de Vila Rosina que, inspirado por Deus, estabeleceu sua morada, construiu o primeiro Santuário de Nossa Senhora Virgem dos Pobres aqui no Brasil e deu inicio a sua missão social junto a população mais carente desse bairro e adjacências do município de Caieiras.

Sua atuação como padre foi marcada pela sua intelectualidade, sua grande espiritualidade e vida de oração e pela ajuda social aos mais carentes, expressada pela distribuição de sopa nutritiva, pão e leite e pela constante ajuda material e financeira às famílias necessitadas.

Padre Humberto, por ser um homem desenvolvido intelectualmente, poliglota, amante dos livros e do conhecimento, entendia que toda sua atuação social não podia se limitar a ajuda material e financeira, pois esta tratava uma emergência social, e sim que essa ação deveria evoluir, tratando não só a emergência social mas a causa de todo esse foco de pobreza, dessa forma uma atuação que resultasse em uma mudança real na vida de cada família.

Sendo assim idealizou um espaço onde pudesse acolher , contra turno escolar, àqueles mais vulneráveis pela pobreza, oferecendo as crianças e adolescentes proteção e formação espiritual, cultural, cidadã e profissional a fim de esses pudessem a partir de então traçar um novo destino a partir dessa promoção de oportunidade de conhecimento.

Em 2002, através de patrocínio financeiro de amigos e empresários da Holanda, sua terra natal, Padre Humberto iniciou a construção dessa organização não governamental e em 2004 com 97 anos de idade ele pode inaugurar com muita alegria a obra social “ Casa do Pai”.

Padre Humberto faleceu em 2006 deixando seu legado social e hoje junto ao Pai celeste intercede pela manutenção e pela permanência dessa grande obra que até hoje atua em favor dos mais necessitados.