História de Vida

Sacerdote católico, compositor, cantor, escritor e pregador, formado em Espiritualidade e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura

Denis-Ricard de Souza Soares nasceu em 01 de AGOSTO de 1985 no estado do Acre.

Foi ordenado padre em 27 de Junho de 2015 e após 1 ano de ordenação se tornou pároco do Santuário N. Sra. Virgem dos Pobres e presidente da Associação Patris Casa do Pai no bairro de Vila Rosina.

Nesse curto, mas intenso espaço de tempo o Santuário tornou-se uma referência regional para o turismo religioso de fim de semana em Caieiras, recebendo anualmente mais de 10 mil fiéis de todas as partes do estado de São Paulo e até de outros estados. Isso porque, o retorno às peregrinações foi uma das primeiras batalhas do jovem pároco logo ao assumir o Santuário. Somado a isso, um profundo trabalho de evangelização com as famílias, estruturação das pastorais, aliado as missões realizadas por ele em vários lugares dentro e fora do estado, fizeram com que a devoção à Virgem dos Pobres e as visitas ao Santuário aumentassem significativamente.

Isso porque, além do carisma e da forte espiritualidade, Denis mantem o Santuário em permanente atividade, portanto, o gigantismo dos números se deve em grande parte às suas próprias qualidades que além de líder religioso é cantor, compositor, escritor, iconógrafo, palestrante, exímio orador e encontra-se em constante movimento na busca de qualificação profissional e vocacional.

Não é por menos que o sacerdote de Vila Rosina disputou o concorrido processo seletivo em 2017 da tradicional e conceituada Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi um dos selecionados e por dois anos desenvolveu uma profunda pesquisa científica com rigoroso teor metodológico da Iconografia Bizantina, inspirada no versículo bíblico de   Colossenses 1, 15 que diz: “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;”.

Sempre motivado por essa passagem, na quarta-feira, 07 de agosto, padre Denis trouxe para a banca de defesa na Mackenzie, junto a três doutores especialistas em artes e iconografia, o resultado de seus estudos. E pasmem, foi aprovado com louvor e distinção, proeza rara para qualquer concluinte de um curso tão rigoroso como o que se dispôs a realizar. Isso significa que o sacerdote católico recebeu de três doutores, em uma Universidade Presbiteriana, nota máxima com total perfeição. Sendo inclusive, convidado pela própria Universidade para ingressar no doutorado.

Contudo, o que mais chama atenção nesta grande conquista, é que o profundo estudo acadêmico aconteceu juntamente com todas as atividades assumidas pelo líder religioso, dentro e fora da paróquia, como por exemplo, sua participação em programas na TV Canção Nova, e também ao ser constantemente chamado a grandes eventos para palestrar em diversas cidades e estados, que por onde passa é lembrado como o pároco do Santuário Virgem do Pobres em Caieiras. Para os moradores de Vila Rosina é um grande orgulho, pois o bairro que sempre foi visto com indiferença pela burguesia caieirense, é hoje, de forma positiva, o mais lembrado, até mesmo fora da cidade.

Padre Denis vem ainda travando uma verdadeira cruzada na luta para proteger os jovens do bairro, das drogas e da criminalidade. E para tanto, vem investindo na formação desses jovens por meio de cursos de qualificação profissional, catequeses, retiros espirituais para crianças, adolescentes e famílias, buscando assim oferecer um sentido de vida para as pessoas que buscam na Igreja um espaço de formação, de orientação humana e espiritual.

O trabalho realizado pelo pároco, principalmente no bairro de Vila Rosina, contribui de maneira essencial para a busca de sentido de crianças e jovens. O que se esperaria, por exemplo, que fosse realizado pelas duas escolas estaduais do bairro, mas que infelizmente não dão conta de educar seus alunos no sentido de protegê-los do crescente uso de drogas. Pouco se espera também dos agentes públicos de segurança, os quais prestam à comunidade um serviço medíocre no combate ao império do tráfico. A esperança fica, portanto, com a atuação do sacerdote que veio do estado do Acre para Caieiras e que faz uso de sua qualificação, somado a um crescente exército de pessoas do bem, que se unem para construir uma nova história no bairro de Vila Rosina, uma história atrelada à Fé, que educa, que muda, que oferece um sentido de vida para quem busca um sentido para se viver.

Redes Sociais do Padre Denis-Ricard